quarta-feira, 2 de abril de 2014

Malveira - Dia Mundial do Autismo




Assinala-se hoje o Dia Mundial para a Consciencialização do Autismo.

A celebração deste dia foi criada pela ONU (Organização Nações Unidas) em 18 de Dezembro de 2007 para a consciencialização acerca desta questão.

No 1º evento, em 2 de Abril de 2008, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Katar e da família real daquele país, um dos maiores a incentivar para a proposta da criação do dia pelos esforços desenvolvidos para chamar a atenção para o autismo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo os especialistas, estima-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos comunicam e interagem na sociedade.

A iluminação de edifícios em azul surge através do movimento "Light It Up Blue/Ilumine de Azul", presente em todo o mundo, e que consiste em iluminar edifícios, monumentos e casas ou em colocar uma vela ou um balão azul em cada janela como forma de chamar a atenção para este distúrbio neurobiológico.

Este ano, há já 25 Câmaras Municipais que deram o "ok" a esta iniciativa para além de outros tantos monumentos como a Assembleia da Républica e a Estátua do Cristo Rei em Almada.


A Associação Vencer o Autismo, vai realizar durante o mês de Abril, várias iniciativas com vista à sensibilizar a sociedade para a  problemática do autismo.

in "Diário Digital - Lusa"



0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.