terça-feira, 8 de abril de 2014

Malveira - Dia Mundial da Astronomia





O Dia Mundial da Astronomia é celebrado anualmente a 8 de Abril.

A astronomia faz parte da história da humanidade e é uma das ciências mais antigas, tendo sido para variados fins como medir o tempo, marcar as estações do tempo ou navegar nos oceanos.


Astrónomos Famosos

Nicolau Copérnico
Nicolau Copérnico, famoso astrónomo e matemático polaco que viveu entre os séculos XV e XVI. Seu nome está ligado à defesa do heliocentrismo, a teoria que afirma que o Sol é o centro do Sistema Solar, opondo-se assim ao geocentrismo, a teoria aceite na época, e que afirma que a Terra é que está no centro. É bastante significativo o contributo deste astrónomo para o desenvolvimento da astronomia. Vamos conhecer um pouco sobre sua vida e obra, nesta biografia resumida. (ver Biografia)

Retrato de Galileu Galilei
Galileu Galilei foi um dos grandes cientistas da História tendo dado grandes contributos nomeadamente no campo da astronomia e da física. Suas descobertas foram verdadeiramente notáveis tendo revolucionado a forma de se fazer ciência. Foi o primeiro a utilizar o telescópio para observações astronómicas, foi um defensor dos sistema heliocêntrico, entre muitas outras contribuições. A importância de Galileu para a ciência é tal que é considerado como o pai da ciência moderna. (ver Biografia)



Edmond Halley foi o cientista britânico que analisou os avistamentos de cometas históricos e propôs que o cometa que apareceu em 1456, 1531, 1607 e 1682 era o mesmo e que voltaria em 1758. Apesar de ter morrido antes de poder dizer "eu estava certo!", ele estava mesmo certo e o cometa foi nomeado em sua honra.  


In http://hypescience.com/20-astronomos-famosos-que-mudaram-nossa-visao-do-mundo/


0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.