quarta-feira, 2 de abril de 2014

Malveira - Dia Internacional do Livro Infantil





O Dia Internacional da Literatura Infantil celebra-se anualmente a 2 de Abril e pretende cativar crianças e jovens para a leitura.

Hans Christian Andersen nasceu no dia 2 de Abril de 1805 em Odense (Dinamarca). Graças à sua contribuição para a literatura infanto-juvenil, na sua data de nascimento é celebrado, em sua homenagem, o Dia Internacional do Livro Infantil.

Andersen foi autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo, como o "Soldadinho de Chumbo", "O Patinho Feio", "A Pequena Sereia" entre muitos outros.

Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) que, em Portugal, é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).

Todos os anos é divulgada em Portugal pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente que é depois traduzida nos países que integram o IBBY.

O cartaz português é sempre da autoria do ilustrador vencedor do Prémio Nacional de Ilustração.

Sophia de Mello Breyner, Miguel Torga, José Saramago, Alice Vieira, Luís Sepúlveda, são alguns dos muitos escritores nacionais de livros infantis.









0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.