quinta-feira, 19 de março de 2015

Malveira - Biografia

 
 
COPÉRNICO
 
Nicolau Copérnico (1473-1543) foi um astrônomo polonês. Desenvolveu a teoria heliocêntrica, na qual colocava o sol no centro do Sistema Solar. Explicou como ocorrem as estações. Mostrou que não vemos as estrelas na mesma posição celeste na Itália e no Egito, e nem podemos ver, do hemisfério Norte, estrelas que vemos no Sul. Apresentou relato pormenorizado dos movimentos da Terra, da Lua e dos planetas.
 
Nicolau Copérnico (1473-1543) nasceu em Torun, Polônia, no dia 19 de março de 1473. Filho de Nicholas Koppernigk, de famílias importantes da cidade. Torun era um próspero centro comercial, e seu pai além de rico comerciante, era magistrado e líder municipal. Nicolau era o mais novo de quatro filhos. Ficou órfão quando estava com 10 anos, sendo adotado pelo tio, o sacerdote Lucas Waczenrode.
 
Influenciado pelo tio, que era culto e se tornara bispo, Nicolau decide seguir a carreira eclesiástica. Aos 18 anos entrou para a Universidade da Cracóvia, na época capital da Polônia. Cidade conhecida por sua riqueza e cultura. A Universidade era frequentada por estudantes da Alemanha, Hungria, Itália, Suíça e Suécia. A língua falada entre os alunos era o latim. Os livros importantes eram escritos em latim e todas as pessoas cultas deveriam dominá-la.
 
Nicolau Copérnico estudava Astronomia, Filosofia e geografia. Quando a América foi descoberta, Nicolau estava com 14 anos. Com o crescimento do comércio marítimo, os navios avançavam cada vez mais para longe da costa e o estudo da astronomia era muito importante para a época. Da Universidade da Cracóvia, foi para a Faculdade de Direito da Bolonha, Itália. Continuou seus estudos na Universidade de Pádua. Estuda Teologia e Direito Canônico.
 
Em 1503, recebe o título de Doutor em Direito, na Universidade de Ferrara. Nesse mesmo ano volta para Polônia, ordena-se padre e é nomeado cônego da Catedral de Frauenberg. Com 30 anos volta para Pádua, para estudar medicina. Em 1506, volta para Polônia, para tomar conta do tio, velho e doente. Com a morte do tio, volta aos serviços de cônego.
 
Nicolau Copérnico instala-se na torre do muro que cercava a catedral, que lhe servia de observatório e ficou conhecida como "Torre de Copérnico". Quatro séculos antes o astrônomo grego Aristarco de Samos, apresenta a teoria de que o Sol era o centro do Universo. Mas isso foi posto de lado. Copérnico aceitou os dados astronômicos que vinham dos gregos e dos árabes. Fez novas medições e formulações matemáticas e filosóficas. Contou com a ajuda do alemão de 25 anos, George Joachim, que passou dois anos estudando com Copérnico e o impeliu a publicar seus manuscrito.
 
Copérnico traçou um quadro geral do Universo, com o sol no centro e a Terra girando em torno dele. Explicou como ocorrem as estações, Apresentou relato pormenorizado dos movimentos da Terra, da Lua e dos planetas. As previsões eram precisas para permitir a elaboração do Calendário Gregoriano. O livro "Revoluções", foi publicado em 24 de maio de 1543, no mesmo ano que morre Nicolau Copérnico.
 
 

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.