quinta-feira, 26 de março de 2015

Malveira - Biografia

 
LAVOISIER
 
Antoine Lavoisier (1743-1794) foi cientista francês. Autor da frase "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Foi considerado um dos pais da Química moderna. Foi um dos pioneiro na Química, Fisiologia, Economia, Finanças, Agricultura Científica, Administração Pública e Educação.
 
Antoine Lavoisier (1743-1794) nasceu em Paris, França, no dia 26 de agosto de 1743. Filho de rico negociante e proprietário de terras. Ficou órfão de mãe ainda muito peq...ueno, foi criado pelo pai e por uma tia solteira. Estudou Direito mas seu interesse era estudar ciências. Assistia aulas de Química do professor, Bourdelian e se empolgava com as experiências. O encontro com o naturalista sueco Lineu, influiu na escolha de sua carreira científica.
 
Com 22 anos, recebeu a medalha de ouro da Academia de Ciências da França, pelo plano de iluminação das ruas de Paris. Em 1768, torna-se membro da Academia, como reconhecimento pelo estudo geológico da França e pela pesquisa sobre a gipsita e o gesso. Trabalhou como Fermier General, arrecadador-geral dos impostos da monarquia francesa. Já fazia suas pesquisa científicas.
 
Antoine Lavoisiere conhece Marie Anne, uma jovem que tinha metade de sua idade. Logo estavam casados e Marie torna-se sua secretária e assistente. Traduzia para Lavoisiere, os artigos de Priestley e de Cavendish, entre outros cientistas ingleses da época. Fazia desenhos para os livros do marido.
 
Lavoisier inventou balanças muito delicadas que lhe permitiam realizar suas experiências. Foi o primeiro a sistematizar a matéria segundo sua propriedade e peso determinado, anunciando assim, as leis de conservação de massa. Dedicou-se ao estudo experimental da combustão e do enferrujamento dos metais. Fazia experimentos agrícolas, demonstrando a importância dos fertilizantes. Os fundamentos da nomenclatura da química estabelecidos por Lavoisier estão na obra "Tratado Elementar de Química",(1789).
 
Lavoisier interrompeu suas pesquisas para dedicar-se ao serviço
público. Entre 1785 e 1787, foi membro da Comissão de Agricultura. Foi Secretário do Tesouro. Elaborou um Sistema Educacional Nacional para a França. Era político, representava o Terceiro Estado (o povo) no Parlamento Provincial de Orléans. Em 1789, foi nomeado presidente do Banco da França.
 
Em 1793, por haver rejeitado um tratado químico submetido por Marat, à Academia de Ciência, foi denunciado e caiu na ira dos terroristas da Revolução Francesa. Foi preso, acusado de fraude, junto com o sogro e todos os coletores de impostos.
 
Antoine Lourent Lavoisier foi guilhotinado em Paris, no dia 8 de maio de 1794 e jogado na vala comum. Em 1796, o governo francês providenciou um funeral de honra, em louvor ao grande cientista.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação.