quarta-feira, 29 de abril de 2015

Malveira - Biografia

 
 
THOMAS EDISON
 
Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua maior invenção foi a da lâmpada elétrica. Chegou a registar um total de 1.033 patentes. É de sua autoria a frase “Um gênio faz-se com um por cento de inspiração e noventa e nove de esforço”.
 
Thomas Alva Edison (1847-1931) nasceu em Milan, no estado de Ohio, no meio oeste americano, no dia 11 de fevereiro de 1847. Filho de um marceneiro e de uma professora, quando tinha sete anos de idade, sua família muda-se para Port Hurson, em Michigan, na região dos Grandes-Lagos. Durante três meses apenas, recebeu sua primeira educação escolar, pois era impertinente, o que não agradou ao professor. Recebeu da sua mãe uma educação doméstica o que fez com que estudasse o que realmente gostava - as ciências.
 
Com onze anos tinha um laboratório na cave da casa. Com 12 anos, após várias experiências construiu um telégrafo rudimentar. Conseguiu um emprego de vendedor de doces e jornais no comboio que fazia a linha Port Hurson-Detroit. Com o apoio do seu chefe, instalou um laboratório químico no vagão postal, onde nas horas vagas, estudava e fazia experiências.
 
Em 1861, durante a guerra civil nos Estados Unidos, Edison prepara uma velha prensa (comprada por 12 dólares) e alguns rolos de papel e instala no seu vagão postal a redação, a tipografia do “Grande Arauto Ferroviário”, jornal com 400 exemplares de tiragem. Ele era o “repórter, o redator e o tipógrafo”. As notícias eram fresquinhas, obtidas junto aos telégrafos das estações por onde o comboio passava.
 
Com 14 anos de idade Thomas Edison sofreu um acidente ao descer do comboio, em movimento, que, com o tempo lhe foi tirando a audição. Em 1862 aprendeu telegrafia e logo se tornou um ótimo profissional. Construiu dois aparelhos telegráficos e empregou-se como telegrafista na estação de Strattford, próximo de Port Hurson. Por dormir nas horas de menor movimento telegráfico, Tomas Edison foi demitido. Vagueou pelas cidades atrás de emprego. Sem um tostão, surdo e imerso nas suas reflexões sobre as suas experiências.
 
Em 1868 obteve a sua primeira patente, por um registador elétrico de diversas aplicações. No ano seguinte arranja trabalho na agência telegráfica da Bolsa de Valores, onde dormia na cave.. Trabalhando vinte horas por dia e economizando, conseguiu, em parceria com um amigo, montar uma firma de engenharia eletrotécnica. Com pouco tempo inventa um telégrafo que permite enviar diversas mensagens ao mesmo tempo. Em 1870, constrói um telégrafo para transmissão de notícias das cotações da Bolsa. Vai oferecê-lo ao presidente de uma poderosa companhia, esperando ganhar 3 mil dólares, mas recebe 40 mil.
 
Passada as dificuldades financeiras, Edison montou, em 1873, um grande laboratório. Patenteia uma máquina de escrever – mais tarde aproveitada pela Remington, aperfeiçoa o microfone, o que ajudou a por em prática o telefone inventado por Graham Bell. Em 1877 inventa o fonógrafo, aparelho que reproduzia o som e que evoluiu para o gira discos. Em 1879 veio a invenção da lâmpada elétrica, depois de realizar 1.200 experiências.
 
Coube a Thomas Edison a invenção de diversos equipamentos, foram aproximadamente 1.033 patentes, entre elas: um regulador de corrente para máquinas elétricas, um distribuidor subterrâneo de energia, uma válvula, que foi a precursora das válvulas de rádio, um acumulador de energia (bateria) etc. Em 1890, Thomas Edison fundou a Edison General Eletric Company, que se tornaria um dos maiores conglomerados do mundo.
 
Thomas Edison faleceu em West Orange, no estado de New Jersey, Estados Unidos, em 18 de outubro de 1931. Seus restos mortais estão sepultados no Edison National Historic Site, no condado de Essex, em New Jersey.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Malveira - Dia Mundial do Sorriso

 
 
O Dia Mundial do Sorriso assinala-se a 28 de abril.
 
Este dia internacional do sorriso foi criado em 1963 por Harvey Ball, um artista de Worcester, Massachussets. Ball é o criador da imagem do smiley, reconhecida internacionalmente.

Frases do Dia Mundial do Sorriso

  • Quem sorri vive mais
  • Sorrir é ser feliz
  • Para acabar com o stress basta sorrir
  • Sorrir é gratuito e dá milhões
  • Sorrir é florir por dentro e brilhar por fora
  • Não sorrir é envelhecer aos poucos

Benefícios de Sorrir 

  • Diminuir a ansiedade
  • Reduzir a pressão arterial
  • Reforçar o sistema imunológico
  • Tonificar os músculos do rosto
  • Relaxamento 
  • Alívio de dores
  • Aumento da concentração

Sugestões para o Dia Mundial do Sorriso

  • Sorrir a toda a gente
  • Sorrir mais vezes sozinho
  • Sorrir aos familiares 
  • Sorrir a desconhecidos
  • Rir
  • Ver uma comédia
  • Partilhar sorrisos nas redes sociais

sábado, 25 de abril de 2015

Malveira - Dia da Liberdade

 
 
DIA DA LIBERDADE
 
O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril.
 
A data celebra a revolta dos militares que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933.
 
O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários teve o apoio da população portuguesa, conseguindo a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa a 25 de abril de 1976 de forma pacífica. O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, a flor que se colocou nas armas dos militares neste dia.
 
Após a revolução foi criada a Junta de Salvação Nacional que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro.
 
Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso).
 
Desta forma o dia 25 de abril é conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e o dia da Revolução dos Cravos.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Malveira - Os exames estão à porta. Estás preparado?


Malveira - Biografia

 
 
NAPOLEÃO BONAPARTE

Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi imperador francês, com o título de Napoleão I. Líder político, ditador e comandante do Exercito Francês. Conquistou uma grande extensão territorial para a França.

Napoleão Bonaparte (1769-1821) nasceu em Ajaccio, capital da ilha de Córsega, França, no dia 15 de agosto de 1769. Filho de Carlos Maria Bonaparte, jurista, formado em Pisa, Itália,...
e de Letízia Ramolino, descendentes de família de pequena nobreza da Ligúria, Itália. Segundo Filho de uma família de sete irmãos.

Iniciou seus estudos em Ajaccio. Com 10 anos de idade, ingressou no colégio militar de Brienne, na França. Durante cinco anos estudou Matemática, Geometria, Álgebra, Trigonometria e História. Leu narrações militares e biografias de homens ilustres. Em 1784 ingressou na Escola Real Militar de Paris, onde começou sua carreira. Aos 16 anos de idade já era subtenente de artilharia.

Em 1789, teve início a vitoriosa Revolução Francesa, que levou a França a passar por profundas modificações políticas, sociais e econômicas. A aristocracia do antigo regime perdeu seus privilégios, libertando os camponeses dos antigos laços que os prendiam aos nobres e ao clero. Foi a alavanca que levou a França do regime feudal para o capitalista. No dia 21 de janeiro de 1793, o rei Luís XVI foi guilhotinado na praça da Revolução em Paris. Nessa época, Napoleão Bonaparte realizava missões secundárias pelo interior da França.

Ainda em 1793, Napoleão teve sua grande oportunidade em Toulon. A cidade se rebelara contra o novo governo republicano do país. O comandante da artilharia local foi ferido na batalha e Napoleão assumiu o comando. Derrotou os revoltosos, sendo nomeado general de brigada, com apenas 24 anos.

No dia 4 de outubro de 1795, Napoleão vence mais uma batalha, na revolta dos partidários da monarquia. Em consequência recebe nova patente, é nomeado comandante do Exército Francês. Nessa época conhece Josefina Beauharnis, viúva de um general guilhotinado na Revolução. No dia 9 de março de 1796, realiza-se a cerimônia de casamento. Dois dias depois Napoleão parte para a guerra na Itália. No comando do exército francês, derrota as tropas na Itália e na Áustria, derrubando os velhos regimes monárquicos e obtendo importantes conquistas territoriais para a França.

A insatisfação na França era grande, a burguesia se ressentia da instabilidade social e política. Napoleão aproveita e num golpe de estado, no dia 18 de Brumário (data do novo calendário estabelecido pela revolução), correspondente a 9 de novembro de 1799, assume o governo. É nomeado Primeiro Cônsul, depois Cônsul Vitalício. Por meio de um plebiscito é nomeado Imperador e coroado na catedral de Notre-Dame, com o título de Napoleão I.

Napoleão Bonaparte cercou-se de uma corte suntuosa, os generais e os altos funcionários recebem títulos de nobreza. Seus irmãos se transformam em monarcas: Joseph torna-se rei de Nápoles, Louis rei da Holanda, Jerôme rei da Westfália. Elisa, sua irmã torna-se grã-duquesa de Toscana. Sem filhos para sucedê-lo, separa-se de Josefina, e em 1810 casa-se com Maria Luísa da Áustria, Filha de Francisco II e irmã de D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I. Enfim teve um filho, mas que teve uma vida breve.

A expansão territorial continuou. Em pouco tempo conquista a Itália, os Países Baixos, a Polônia e vários principados da Alemanha. Tem contra si a Inglaterra, que controla os mares e ajuda as nações dominadas. Em 1806, decreta o bloqueio continental contra a Inglaterra. Só o Czar Alexandre I não cumpre a determinação. Napoleão invade a Rússia e encontra Moscou incendiada. Sem a base de apoio, enfrenta um inverno rigoroso e a resistência do povo. Vencido, em 1812, retira-se. A França é invadida, Napoleão abdica e se exila na ilha de Elba, na Toscana, Itália.

Em 1814 Napoleão foge de Elba, entra em Paris, é aplaudido pelo povo e pelas tropas. Por cem dias reassume o poder. Mas é novamente derrotado, pelos ingleses, desta vez em 1815, na batalha de Waterloo. A França é invadida, Napoleão é preso e mandado para a ilha de Santa Helena, no meio do Atlântico.

Napoleão Bonaparte morreu na ilha de Santa Helena, no dia 5 de maio de 1821, depois de 6 anos de exilo. Seus restos mortais encontram-se no Panteão dos Inválidos, em Paris.

Malveira - Dia Mundial do Livro



DIA MUNDIAL DO LIVRO
 
A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.
 
Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e elemento fundamental no processo educativo.
...
No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades.
Origem da data
 
A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare.
 
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico.
 
Livros famosos
•Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
•A Ilíada, Homero
•As Mil e Uma Noites
•A Bíblia
•Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
•Os Miseráveis, Victor Hugo
•D. Quixote, Cervantes
•Romeu e Julieta, William Shakespeare
•Lolita, Vladimir Nabokov
•?Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
•Guerra e Paz, Liev Tolstói
•1984, George Orwell
•Oliver Twist, Charles Dickens
•As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain
•O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
•O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
•A Metamorfose, Franz Kafka

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Malveira - Um desafio

 
O DESAFIO FICA LANÇADO
 
QUEM SABE A SOLUÇÃO?

Malveira - Curiosidades


ALFACINHAS
 
Algumas explicações dizem que na região de Lisboa a alface, palavra de origem árabe, era uma planta que cresceu ao Deus (Alá?) dará durante o período muçulmano. A explicação para esta alcunha pode vir da bendita alface ter sido o único alimento disponível aos habitantes da cidade durante um cerco interminável que impôs um regime vegetariano forçado.”
 
 
 

Malveira - Parceria Não Mais Pelo Malveira


Malveira - Parceria Coudelaria Francisco Gaspar


Malveira - Parceria Casa do Benfica Malveira


Malveira - Parceria Bombeiros Voluntários da Malveira


Malveira - Aluguer de Salas


Malveira - Orientação Vocacional


Malveira - Dia Mundial da Terra

 
 
DIA MUNDIAL DA TERRA

Todos os anos, a 22 de abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.

Origem da data...


A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.

Assim, todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades.

O Dia Mundial da Terra já conta com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história.

Impacto Ambiental

Investigadores e associações ambientalistas alertam para o perigo e consequências do aquecimento global da Terra, nomeadamente:
•Aumento da temperatura global da Terra
•Extinção de espécies animais
•Aumento do nível dos oceanos
•Escassez de água potável
•Maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Malveira - Preparação Exames Nacionais do 4º e 6º anos

 
GINÁSIO DA EDUCAÇÃO DA VINCI MALVEIRA
 
Estão abertas as inscrições para Preparação para os Exames Nacionais do 4º e 6º anos. Para mais informações, visite-nos :
 
Morada: Rua Professor Armando Lucena, Nº16, Loja B 2665-211 Malveira
Tlf: 21 966 20 57
Tlm: 92 578 04 55 / 92 578 05 21
 
 

Malveira - Terapia da Fala


Malveira - Dia Mundial da Voz

 
DIA MUNDIAL DA VOZ
 
O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de abril.
 
A celebração da data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.
 
No Dia Mundial da Voz, centros hospitalares e associações promovem rastreios gratuitos e alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo a deteção precoce de eventuais problemas, através do diagnóstico precoce.
O Dia Mundial da Voz foi comemorado pela primeira vez em 2003. 

Cuidados a ter com a voz

  • Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
  • Beber bastante água e praticar exercício físico
  • Não gritar em excesso nem em tom agudo
  • Falar pausadamente
  • Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
  • Dormir bem

Sinais de alerta a ter em conta

  • Alterações na voz
  • Tosse frequente
  • Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz
  • Pigarreia ou rouquidão com frequência
Esteja atento à sua voz e identifique possíveis sinais de alarme. Alterações na voz podem ser sinal de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crónica, entre outras.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Malveira - Biografia

 
PASCAL
 
Blaise Pascal (1623-1662) foi um físico, matemático, filósofo e teólogo francês.
Pascal teve uma boa educação, baseada em sólidos princípios morais, concomitante ao ensino da história e filosofia. Órfão de mãe desde cedo, teve a sua educação aos cuidados do pai. Prodígio, aos 11 anos escreveu um tratado sobre os sons, baseado nas suas experiências. Aos 17, inventou a “máquina aritmética”, que evoluiria para a máquina de calcular.

A suaua trajetória na ciência deu-se, em boa parte, nos estudos do cálculo e das ciências. Ampliou a teoria de Torricelli sobre a pressão atmosférica, criou ramos da matemática como a geometria projetiva e a teoria probabilística e desenvolveu estudos sobre o cálculo infinitesimal. Aos 30 anos, Pascal passou a  interessar-se por questões religiosas, principalmente ligadas aos milagres, depois da cura da sua sobrinha de uma doença considerada incurável.
 
Pascal envolveu-se com o jansenismo, uma corrente de pensamento que difundia a idéia de que a razão era a “mãe das heresias”. Passou a ter uma vida reclusa, cultivando sempre a contemplação religiosa.
 
Obras importantes de Pascal: “Dedicatória a Monsenhor Chanceler Acerca da Nova Máquina Inventada pelo Senhor Blaise Pascal “(1645), “Novas Experiências Sobre o Vácuo” (1647), “Generatio Conisectionum” (1648),” Primeira Carta Circular Relativa à Ciclóide” (1658) e “Oração para o Bom Uso das Doenças" (1659).
 
Morreu aos 39 anos de idade, mas teve uma vida intelectual fértil no pouco tempo que viveu.

Malveira - Curiosidades


 
MOTORISTA BARBEIRO
 
No século XIX, os barbeiros faziam, não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também tiravam dentes, cortavam calos, entre outras coisas. Por não serem profissionais, seus serviços mal feitos eventualmente geravam consequências. A partir daí, desde o século XV, todo serviço ruim passou a ser atribuído ao barbeiro, por meio da expressão “coisa de barbeiro”. A expressão veio de Portugal. Contudo, a associação de “motorista barbeiro”, ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira

Malveira - Preparação Exames Nacionais 4º e 6º anos

 
GINÁSIO DA EDUCAÇÃO DA VINCI MALVEIRA
 
A data de início dos exames nacionais 2015 dos 4º e 6º anos aproxima-se rapidamente (faltam só 32 dias) e não deves adiar a tua preparação.
Procura-nos....podemos ajudar para seres bem sucedido!
 
Tlf: 21 966 20 57
Tlm: 92 578 04 55 / 92 578 05 21
e.mail: malveira@davinci.edu.pt
 

terça-feira, 14 de abril de 2015

Malveira - Avaliação Psicopedagógica para Prontidão Escolar


Malveira - Entrada de um filho para o 1º ano do 1º ciclo

 
 
A entrada de um filho para o 1º ano do 1º ciclo, é um momento muito importante na vida da criança e dos pais. Os pais encaram esta mudança como uma transição do lúdico para o trabalho. “Agora é a sério”– Transmitem. como se  período pré-escolar não fosse essencial para o amadurecimento da criança  e  desenvolvimento das competências necessárias para prepará-los para este momento. A criança passa agora a ser um aluno. Cada vez mais, o bom desempenho escolar dos filhos faz parte das objetivos dos pais. Muito pais, acabam por elevar as expectativas e privilegiar o aluno em detrimento da criança. Se a criança é um bom aluno, muito bem. Se não é, está o caldo entornado. É-lhe exigido mais e melhor. É criada muita tensão à volta dos resultados escolares. Muitas vezes são-lhe atribuídas horas extras de trabalhos e actividades que não deixam tempo para descansar, muito menos para brincar. Todas estas sobrecargas físicas e emocionais podem levar a uma consequente diminuição do desempenho do aluno, e o aumento de uma baixa autoestima derivada do sentimento de falhanço perante os pais.
É essencial que os pais ajustem as suas expectativas em relação à escola, e que dêem tempo para que os filhos progridam. Não se esqueça, que as crianças absorvem todos os sentimentos e atitudes dos pais. Se os pais se apresentam stressados e ansiosos com a entrada no primeiro ano, também para elas esta transição será tensa, e com uma adaptação difícil, vindo a piorar a obtenção de bons resultados.
Em Portugal, “A matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico é obrigatória para as crianças que completem 6 anos de idade até 15 de setembro. As crianças que completem os 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro podem ingressar no 1.º ciclo do ensino básico se tal for requerido pelo encarregado de educação, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas (..)”[Despacho n.º 5048-B/2013]
Há umas décadas atrás, os pais de crianças de matricula condicional, ou seja, que completam os 6 anos entre 16 setembro e 31 dezembro, preocupavam-se em que os filhos não perdessem um ano letivo, apenas por terem nascido uns meses mais tarde do que as restantes crianças do mesmo ano civil.
Se não houvesse vaga no agrupamento de escolas da área de residência, dava-se a morado dos avós, dos tios ou outra pessoa qualquer. Escreviam-se cartas ao Ministro da Educação. Reuniam-se condições para inscrevê-los num colégio particular, mesmo quando o orçamento familiar não o permitia. Porque nessa época havia uma certeza: perder um ano era atrasar os estudos.
Nessa altura não tinha sido criada qualquer relação entre o fraco desempenho escolar de algumas crianças, e a entrada precoce na escola.
Nos anos 80, Steve Biddulph, desenvolve uma teoria em que defende que atrasar estas criança um ano para que iniciem a sua vida de estudante apenas após os 6 anos concluídos, será a opção mais benéfica para o aluno. Sugere que as crianças mais novas se sentem inseguras, ansiosas e inadaptadas e que retê-las por um ano, proporcionando-lhes mais um ano de brincadeira, e é uma boa forma de lhes dar uma vantagem em relação aos mais velhos. Que os pais, ficam menos tensos em relação a resultados, pois estão a apostar numa criança mais confiante mais autónoma e mais madura.
Muitas vezes, a diferença de idades entre crianças que frequentam a mesma turma é de quase um ano.
Steve Biddulph defende que os alunos mais novos não estão física, emocional ou linguisticamente preparados. Muitas vezes não são suficientemente autónomos ou não têm maturidade para passar a esta fase. Refere ainda o facto de não terem as motricidades finas e grossas desenvolvidas como os mais velhos, vindo apresentar-se como uma dificuldade acrescida no aprender a escrever, por exemplo.
Tais factos, vão reflectir-se na sua (não) progressão ao longo do ano letivo. Para além disso,  um desempenho escolar esforçado, sobrecarregado e com resultados medianos pode também desenvolver outras características negativas na criança como a baixa auto-estima, falta de confiança, desinteresse escolar, isolamento etc.
Mas decisão de não colocar os nossos filhos na escola, e optar por retê-los, numa espécie de chumbo no último ano do pré-escolar,  nem sempre é fácil…
No entanto, é importante notar que, apesar da crescente popularidade dessa teoria, as opiniões não são unânimes no que refere benefícios a curto e a longo prazo da aplicação desta medida.
Reter o seu filho, permitindo-lhes tempo para amadurecer, também pode ter impactos significativos a longo prazo sobre o desenvolvimento emocional e autoestima dos nossos filhos. Nos estudos que têm vindo a ser realizados, conclui-se:
  • O atraso no ingresso parece não ter quaisquer vantagens; pelo contrário, as crianças retidas apresentam autoconceitos diminuídos e atitudes negativas perante a escola . Revela-se ser uma metodologia ineficaz, e não se veio a verificar quaisquer diferenças nas competências académicas destas crianças após a retenção, para além de que contribuiu para a estigmatização social das crianças com dificuldades. (Carlton & Winsler)
  • Em vez de fornecer um impulso para o desenvolvimento do capital humano das crianças, esta teoria simplesmente adia a aprendizagem e a longo prazo não se verificam vantagens nesta opção, sendo que, o ano perdido já não se recupera. (Elder & Lubotsky )
Todas as opções que tomamos relativamente aos nossos filhos têm sempre prós e contras, e numa situação como o desenvolvimento físico ou intelecto, não podemos pautar duas crianças diferentes por padrões como a idade.
Cada criança é única, e os pais devem tomar a sua decisão relativamente ao facto do filho estar ou não pronto para ingressar o 1º ano, tendo em conta as características da criança. Enquanto que para uma criança pode ser benéfico atrasar um ano, para outras pode ser prejudicial, por isso, deve tomar esta decisão de acordo com o perfil do seu filho. Não existe uma regra. Há de facto competências que se tiverem mais desenvolvidas podem ajudar a realizar esta transição de forma tranquila. Mas há também crianças que chegando aos 6 anos quase 7 também ainda não têm esta mesmas competências desenvolvidas.
Também é importante lembrar que a idade cronológica nem sempre equivale a maturidade emocional ou mental, e que o tempo não é o único factor de desenvolvimento do seu filho. Na verdade, se há alguém que pode ajudar no desenvolvimento dos nossos filhos, somos nós, pais.
Se até à idade de ir para a escola os ensinarmos a brincar, se os estimularmos, se lhes lermos histórias, se fizermos atividades plásticas e atividades ao ar livre, eles desenvolverão muito mais a maturidade do que em qualquer ano extra na escola.
Sabemos que cada vez temos menos tempo para estar com os nossos filhos, e por isso temos de transformar este crescimento em momentos de qualidade passados entre pais e filhos, realizando actividades divertidas, e que os ajude a crescer.  Partilhar do crescimento deles, e ter noção real das suas características e capacidades, é essencial para os ajudar na transição para o 1º ano.
Lembre-se, essa transição deverá ser um grande momento para os nossos filhos, e não um momento de stress e tensão para toda a família.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Malveira - Aulas SOS

 
AULAS SOS!

Para dúvidas de última hora antes dos exames nacionais, procura a nossa ajuda

Tlf: 21 966 20 57...


Tlm: 92 578 04 55 / 92 578 05 21

e.mail: malveira@davinci.edu.pt
 

Malveira - Provérbios e Adágios

 
 
Quem cabrito vende e cabra não tem, de algum lado lhe vem

Malveira - Preparação Exames dos 4º e 6º anos

 
 
Os alunos dos 4º e 6º ano terão exame de matemática e português entre os dias 18 e 21 de Maio. O tempo passa rápido!
Procu
ra a nossa ajuda para a tua preparação.
.
Tlf: 21 966 20 57
Tlm: 92 578 04 55 / 92 578 05 21
e.mail: malveira@davinci.edu.PT
 
 

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Malveira - Sugestões de Fim de Semana

 
 
Para este fim de semana, sugerimos:

Sábado - 11 Abril
- Festa dos Merendeiros - Santo Isidoro
- 1º Festival Internacional do Ouriço do Mar - Ericeira...

- Baile na Casa do Benfica Malveira c/ Hélio Esteves no acordeão
- Noite de Fados no Salão Paroquial da Ericeira - 21h - 10€
- Withe Party - Aldeia da Roupa Branca - Charneca - 22h30


Domingo - 12 Abril
- VI Festival das Sopas - Santa Casa Misericórdia da Venda do Pinheiro - 12h30
- Visita Interpretativa aos Viveiros Naturais do Ouriço do Mar na Zona das Furnas - Ericeira - das 11h às 13h
- 33ª Corrida dos Sinos e 13ª Prova dos Sininhos - Mafra - 10h30

Malveira - Queres ter boas notas?

 
 
GINÁSIO DA EDUCAÇÃO DA VINCI MALVEIRA
NÓS AJUDAMOS!
 
Tlf: 21 966 20 57
Tlm: 92 578 04 55 / 92 578 05 21
e.mail: malveira@davinci.edu.pt

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Malveira - Explicações


Malveira - Black Friday

 
 
É já amanhã, dia 10 de Abril

Malveira - Estudo Acompanhado....com os exames à porta!


Malveira - Biografia

 
 
 
SÓCRATES

Sócrates (470 a.C-399 a.C) foi filósofo grego, é referência central na filosofia do Ocidente. O princípio de sua filosofia estava na frase "Conhece-te a ti mesmo". Não deixou obra escrita, mas outros filósofos como Platão, Xenofonte, Aristófanes e Aristóteles, se encarregaram de propagar sua filosofia.

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) nasceu em Atenas, no ano de 470 a.C. Filho do escultor e...
pedreiro Sofronisco e da parteira Fenarete, da sua infância nada se sabe. Homem feito, chamava atenção não só pela sua inteligência mas também pela estranheza de sua figura e seus hábitos. Corpulento, baixo, nariz chato, boca grande, olhos saltados, vestes rotas, pés descalços, costumava fiar horas mergulhado em seus pensamentos. Quando não estava meditando solitário, conversava com seus discípulos, procurando ajudá-los na busca da verdade.

Antes de Sócrates surgir no panorama intelectual da Grécia, os filósofos estavam voltados para a explicação natural do universo, fase que ficou conhecida como pré socrática. No final do século V a.C. iniciou-se a segunda fase da filosofia grega, conhecida como socrática ou antropológica, onde a preocupação de maior vulto se relacionava com o indivíduo e a organização da humanidade. Passaram a perguntar: O que é a verdade? O que é o bem? O que é a justiça.

Sócrates criou um método de investigação do conhecimento através da maiêutica "técnica de trazer a luz" no qual, por meio de sucessivas questões, se chegava à verdade. Esse caminho usado por Sócrates era um verdadeiro “parto”, onde ele induzia os seus discípulos a praticarem mentalmente a busca da verdade última.

O princípio da filosofia de Sócrates estava na frase "conhece-te a ti mesmo". Antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem deve antes analisar-se e reconhecer sua própria ignorância. Sócrates inicia sua discussão e conduz seu interlocutor a tal reconhecimento, através do diálogo, que a primeira fase do seu método em busca da verdade. Para ele existiam verdades universais, válidas para toda a humanidade em qualquer espaço e tempo. Para encontrá-las era necessário refletir sobre elas, descobrir suas razões.

Conta-se que no Oráculo de Delfos, o deus Apolo declarou que Sócrates era o homem mais sábio de Atenas, e Sócrates que costumava dizer: “Só sei que nada sei”, frase que se tornou síntese de seu pensamento, concluiu que era sábio porque era o único que sabia que nada sabia.

Política e moral eram temas frequentes em Atenas. Sócrates achava que a Pólis grega deveria ser governada por aqueles que detinham o conhecimento, uma espécie de “aristocracia dos sábios”. O filósofo não era a favor da democracia grega como era praticada em Atenas.

Sócrates acreditava na imortalidade da alma. Foi com essa crença que, condenado à morte pelos governantes de Atenas, acusado de corromper a juventude e de desrespeito aos deuses, não aceitou ajuda para fugir da cidade.

Da condenação à sua sentença, Sócrates preferiu manter-se em Atenas, aproveitando o momento para discutir a imortalidade da alma com seus alunos. Foi condenado a tomar cicuta, um tipo de veneno letal. Morreu em 399 a. C.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Malveira - Supervisão para Psicólogos


Malveira - Avaliação Psicopedagógica para Prontidão Escolar


Malveira - Terapia da Fala


Malveira - Curiosidades

 
 
FAZER UMA VAQUINHA

A expressão “fazer uma vaquinha” surgiu na década de 20 e tem a sua origem relacionada com o jogo do bicho e do futebol. Nas décadas de 20 e 30, já que a maioria dos jogadores de futebol não tinha salário, a claque da equipa reunia-se e arrecadava entre si um prêmio para ser dado aos jogadores. Esses prémios eram relacionados popularmente com o jogo do bicho. Assim, quando iam... arrecadar cinco mil réis, chamavam a bolada de “cachorro”, pois o número cinco representava o cachorro no jogo do bicho. Como o prémio máximo do jogo do bicho era vinte e cinco mil réis, e isso representava a vaca, surgiu o termo popular “fazer uma vaquinha”, ou seja, tentar reunir o máximo de dinheiro possível para um determinado fim.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Malveira - Admissão Professores de Matemática (Secundário)

 
 
GINÁSIO DA EDUCAÇÃO DA VINCI MALVEIRA
ESTAMOS A ADMITIR PROFESSORES DE MATEMÁTICA (SECUNDÁRIO)
ENVIE-NOS O SEU CV
 
EMAIL: malveira@davinci.edu.pt
 

Malveira - Dia Mundial da Saúde

 
 
O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril, com o objetivo das pessoas se conscientizarem sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia, além de descobrirem formas de se cuidarem.
 

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
 
 
 

Malveira - 3º e decisivo período de aulas 2015

 
Hoje, dia 7 de Abril, recomeçam as aulas do terceiro e decisivo período.
Protege-te das más notas!
Faltam 28 dias de aulas e 40 dias para o início dos exames
Informa-te connosco como te podemos ajudar


Tlf: 21 966 20 57
Tlm: 92 578 04 55 / 92 578 05 21
e.mail: malveira@davinci.edu.PT
 
 

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Malveira - Preparação Exames Nacionais

 
 
 
 
 
 

Malveira - Páscoa Feliz



A Direção do Ginásio da Educação Da Vinci Malveira deseja a todos os seus alunos, professores, encarregados de educação e amigos em geral, uma PÁSCOA FELIZ
 
 
 

Malveira - Biografia

 
 
 
LOUIS PASTEUR

Louis Pasteur nasceu em Dôle, Jura, na França, a 27 de dezembro de 1822, e morreu em Villeneuve l'Étang, Seine-et-Oise, França, a 28 de setembro de 1895. Em 1842 obteve o bacharelado em ciências, em Besançon, sendo-lhe atribuída a nota de "medíocre" em química. Em 1847 apresentou teses de doutoramento em física e química na Escola Normal Superior, em Paris. É da mesma época a pesq
uisa em cristalografia, que o tornou célebre. Em 1848 foi nomeado professor suplente de química na Universidade de Estrasburgo e, em 1854, deão da faculdade de ciências de Lille.

Graças às suas pesquisas, sempre coroadas de êxito, Pasteur ascendeu sistematicamente, sendo diretor do Museu de História Natural de Rouen em 1862, membro da Academia de Ciências nesse mesmo ano, da Academia de Medicina em 1873 e da Academia Francesa em 1881. O Instituto Pasteur foi inaugurado em 1888, e logo teria filiais no mundo inteiro, com a difusão dos estudos bioquímicos.

A importância de Pasteur foi enorme para o estudo das origens da vida, com passos decisivos na análise da estrutura molecular dos corpos. Do ponto de vista teórico, Pasteur contribuiu notavelmente para responder às indagações sobre o ciclo da vida e da morte na natureza, ao considerar os fenômenos da fermentação e da putrefação.

Do ponto de vista prático, sua influência ainda é maior, ao descobrir a ação transmissora e o campo de propagação dos microrganismos, fundando uma nova era para a etiologia das moléculas infeciosas. As descobertas de Pasteur contribuíram para a evolução da medicina preventiva, dos métodos cirúrgicos (com a prevenção das infeções), das técnicas de obstetrícia, dos métodos de higiene em geral e das indústrias de bebidas fermentadas.

Cristalografia

Suas primeiras pesquisas científicas puras, associando a cristalografia, a química e a ótica, estabeleceram um paralelismo entre a forma exterior de um cristal, sua constituição molecular e sua ação sobre a luz polarizada. Estudando os cristais simétricos e dissimétricos, concluiu que só os produtos da natureza viva são dissimétricos e são ativos sobre a luz polarizada, o contrário sucedendo com os produtos minerais. Esses estudos foram a base da estereoquímica.

Fermentação e microrganismos

O passo seguinte de Pasteur foi o estudo das fermentações. Ele descobriu que uma substância não ativa torna-se ativa sob a influência de uma fermentação. Concluiu que, se toda substância ativa provinha da natureza viva, a fermentação seria o correlativo da vida.

Na pesquisa prática das fermentações láctica, alcoólica, etc., chegou à conclusão definitiva de que a fermentação resultava da ação de microrganismos. Negou, a seguir, que esses microrganismos surgissem espontaneamente nas substâncias fermentescíveis. Seriam gerados por outros similares que impregnavam o ar. Protegidas destes, afirmou, as substâncias permanecem inalteradas, por mais putrescíveis que sejam.

Estudou a seguir a formação do vinagre e a doença dos vinhos. O vinagre seria o resultado da oxidação do vinho, sob a ação de um fermento, o "Mycoderma aceti". A doença do vinho seria também devida a um fermento particular para cada caso. A alteração dos vinhos poderia ser evitada, esquentando-os a uma temperatura de 55 graus. Deu-se a esse processo o nome de "pasteurização".

Moléstias contagiosas

A partir de 1865, Pasteur dedicou-se ao problema das moléstias contagiosas, devidas, como as fermentações, à ação dos microrganismos. Chamado a descobrir a causa da doença do bicho-da-seda, no sul da França, revelou nesse inseto duas moléstias diversas: a pebrina, contagiosa e hereditária, e a flacidez, devida a certas condições do habitat do inseto. Sob o protesto dos criadores, Pasteur recomendou a destruição dos ovos dos insetos doentes.

Depois de 1868, Pasteur sofreu uma paralisia do lado esquerdo, mas continuou suas pesquisas. De 1877 em diante estuda as doenças infeciosas dos animais superiores. Descobre a causa da doença dos carneiros, a bactéria carbunculosa, já anteriormente isolada por Davaine. Enquanto pesquisa o carbúnculo, descobre o vibrião séptico, causador de uma septicemia grangenosa nos animais.

Polêmicas e vacinas

Os últimos anos de pesquisa são os mais importantes na atuação científica de Pasteur. Descobriu a origem dos furúnculos e da osteomielite na bactéria hoje denominada "estafilococo", e a causa da infeção puerperal na bactéria hoje denominada "estreptococo".

Pasteur sustentou polêmicas memoráveis com os membros da Academia de Medicina ao declarar taxativamente que as doenças contagiosas eram causadas por agentes exteriores, recomendando medidas profiláticas especiais.

Depois de 1879, descobriu duas importantes vacinas preventivas: contra o cólera das galinhas, pela inoculação de micróbios de virulência atenuada, e contra a raiva. Esta última, doença do sistema nervoso, apresenta, quando transmitida ao homem, um período de incubação, durante o qual se pode aplicar a vacina. Foi sua maior contribuição para a evolução da medicina preventiva.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Malveira - Curiosidades

 
DAR COM OS BURROS NA ÁGUA
 
A expressão surgiu no período do Brasil Colonial, onde tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café precisavam ir da região Sul à Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que muitas vezes esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas e muitos morriam afogados. Daí em diante o termo passou a ser usado para se referir a alguém que faz um grande esforço para conseguir alguma coisa e não obtém sucesso

Malveira - Aluguer de Salas